sexta-feira, 3 de setembro de 2010





MChFM - Movimento Champagnat de la Familia Marista
Proyecto de vida

www.twitter.com/mchfm e www.youtube.com/mchfm

O Irmão Charles Howard, na ocasião Superior geral, publicou em 15 de outubro de 1991 uma circular intitulada O Movimento Champagnat da Família Marista. Um dom para todos. No final da mesma, como apêndice, incluiu o projeto de vida para as fraternidades.
Em 1985, o Capitulo Geral dos Irmãos Maristas lançou o movimento leigo chamado Movimento Champagnat da Família Marista. Definem-no assim as Constituições das Irmãos Maristas:
O Movimento Champagnat da Família Marista, extensão de nosso Instituto, é um movimento que reúne pessoas atraídas pela espiritualidade de Marcelino Champagnat. Nesse movimento, filiados, jovens, pais, colaboradores, antigos alunos, amigos, aprofundam o espírito do nosso Fundador para dele viverem e difundi-lo.
O Instituto anima e coordena as atividades do movimento, criando estruturas apropriadas.
Os membros se reúnem em Fraternidades para partilhar e alimentar seus ideais comuns.
A vida íntima de cada Fraternidade é da responsabilidade dos próprios membros.
O Irmão Superior Geral do Instituto é o primeiro responsável pela garantia de que o Movimento, coma um toro, permaneça sempre fiel ao espirito do Fundador e à tradição marista.
O Movimento é aberto a qualquer cristão, homem ou mulher, que se sinta chamado a comprometer-se com um seguimento mais íntimo de Jesus, de acordo com a espiritualidade do bem-aventurado Marcelino Champagnat.
Para se tornar membro do Movimento, o interessado faz o pedido para sor admitido em uma das Fraternidades.
Após um tempo de preparação, candidato é aceito coma membro efetivo.
Conforme a própria espiritualidade vivida par Marcelino Champagnat, a espiritualidade do Movimento se fundamenta no amor de Deus para com todas as pessoas.
Cresce e se fortalece na doação mútua das seus membros.
É tanto marial como apostólica, tal como o Padre Champagnat a sintetizou em seu tema: Tudo a Jesus por Maria.
Entro os principais elementos da espiritualidade de Champagnat, o Movimento procura incentivar em seus membros, especialmente:
o amor, e a compaixão, e um grande dinamismo apostólico;
a simplicidade;
o amor a Maria como Mãe e Modelo;
a capacidade de resposta às necessidades dos irmãos por ações concretas;
o espírito de família;
o entusiasmo pelo seu próprio trabalho.
A espiritualidade do bem-aventurado Marcelino Champagnat pode ser uma fonte de graça e orientação para nós, leigos, cuja missão é ajudar a construir o Reino de Deus entre as pessoas com quem vivemos e trabalhamos.
Guiados pelo Espirito Santo, aprendemos a seguir Jesus mais de perto em seu amor ao Pai e a todos os homens.
Imitando Champagnat, reconhecemos Maria como a perfeita discípula de Cristo, sempre atenta à Palavra de Deus e pronta a cumprir a sua vontade.
Ela é a Boa Mãe que acompanha cada membro e sua Fraternidade na caminhada da fé.
Maria é também o Modelo de quem aprendemos a simplicidade de coração, em nossas relações com Deus, com as famílias, com os companheiros e com todos aqueles com quem nos relacionamos.
À simplicidade, Champagnat acrescentou a humildade e a modéstia como as três maneiras características de seus seguidores serem como Maria.
Nessa óptica, esforçamo-nos em promover o bem sem alando e contamos sempre com o auxilio constante daquela a quem Marcelino Champagnat chamava de Nosso Recurso Habitual.
A organização e as atividades do Movimento existem para enriquecer a vida e a espiritualidade de todos os membros, a fim de que possam realizar sua vocação: ser discípulos e evangelizadores, levando a Boa Nova de sua vida e de seu amor a todos os que os rodeiam.
Participando da herança espiritual do bem-aventurado Marcelino Champagnat, realizamos essa vocação e missão na família de Maria, nossa Boa Mãe e Modelo.

Um comentário:

  1. oi gostaria de saber se vc conheceu o irão broderold e o irmãp charles se vc tiver noticia eu gostaria de saber pdsg10@hotmail.com.OBS sempre q eu fugia de casa ele me acolhia

    ResponderExcluir

MESSIAS FEITOZA